segunda-feira , 23 dezembro 2024
Lar Pará Nas margens da Baía do Guajará, Festival Psica lança vídeo manifesto sobre migração do peixe dourada que inspira edição de 2024
ParáÚltimas notícias

Nas margens da Baía do Guajará, Festival Psica lança vídeo manifesto sobre migração do peixe dourada que inspira edição de 2024




Programação reúne shows artísticos no Complexo Ver-o-Rio neste sábado, 7. Complexo do Ver-o-Rio em Belém, do Pará.
Divulgação
Neste sábado (7), o Festival Psica lança um curta-metragem filmado em Belém sobre o conceito da edição 2024 inspirado no ciclo migratório do peixe dourada – típico da região amazônica.
O evento é gratuito, marcado para 18h, com roda da Lambada Social Club e shows de Layse & os Sinceros, Dinei Teixeira e a Radiola Poty, no Complexo Ver-o-Rio, em Belém (PA), ponto turístico às margens da Baía do Guajará.
A dourada é espécie de bagre amazônico que percorre 11 mil quilômetros pelos rios da Pan-Amazônia, sendo a mais longa migração de água doce do mundo. O peixe nasce na região dos Andes, migra até a Amazônia paraense, e retorna para o local de origem, onde faz a desova.
O Festival se inspirou nesse ciclo natural para pensar na cultura paraense, que recebe influências de toda a Pan-Amazônia para compor a sua diversidade cultural.
Na música, o estado recebeu influências sonoras caribenhas que chegaram por vinis transportados por barcos e se transformaram, por exemplo, na “Lambada”, ritmo amazônico que ganhou o mundo a partir dos anos 1980 e é recriado até os dias atuais na capital paraense.
Assinando a direção criativa do conceito Psica Dourado, a paraense pesquisadora de arte Bruna Suelen explica que a ideia do ciclo da dourada foi criada pelos diretores do Festival Jeft Dias e Gerson Junior, a partir de pesquisas nas áreas da biologia, geografia marítima e oceanografia. O estudo embasou o conceito para falar de processos poéticos e criativos na periferia da Amazônia.
“Belém é esse lugar de aporte, é esse lugar onde se chega, é um porto cosmopolita, mas principalmente um porto da Pan-Amazônia e que traz nesse aportar muitas culturas que percorrem o mundo e que, depois, vão viajar para mais longe”, descreve.
O vídeo manifesto foi dirigido por Ingrid Barros, do Maranhão.
Festival da Pan-Amazônia
É a primeira vez que o Festival Psica vai reunir artistas da Pan-Amazônia, com atrações internacionais como Rossy War, uma diva peruana bastante conhecida no Pará com a música “Nunca Pensé Llorar”.
O festival será nos dias 13, 14 e 15 de dezembro em Belém do Pará, com mais de 50 atrações que ocuparão seis palcos no centro histórico da cidade na parte gratuita do evento; e mais cinco palcos no Estádio do Mangueirão.
Realizado pela PSICA Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal, a edição tem patrocínio de Petrobras, Nubank e Mercado Livre através da Lei de Incentivo à Cultura Rouanet; apoio institucional da Fundação Cultural de Belém, Prefeitura Municipal de Belém, Secretaria de Estado de Cultura e Governo do Pará.
SERVIÇO
Lançamento do vídeo manifesto PSICA Dourado, no sábado (7), no Ver-o-Rio, em Belém (PA).
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

ParáÚltimas notícias

SipamHidro: aplicativo gratuito fornece dados e emite alertas para prevenir desastres naturais na Amazônia | Pará

Já está disponível, de forma gratuita, nas principais lojas de dispositivos móveis...

ParáÚltimas notícias

Bebês prematuros são transformados em pequenos papais noéis em ensaio no Pará

Ações são essenciais para transformar o ambiente hospitalar em um espaço mais...

ParáÚltimas notícias

Unidades Básicas de Saúde de Belém suspendem atendimentos na véspera de Natal e no Natal | Pará

A prefeitura de Belém determinou ponto facultativo no dia 24, véspera de...

EsportesÚltimas notícias

Tênis: João Fonseca conquista o título do Next Gen ATP Finals

O brasileiro João Fonseca conquistou, neste domingo (22) em Jedá (Arábia Saudita),...