quarta-feira , 4 fevereiro 2026
Lar Educação Projeto Lá Vem Escola atenderá 13 mil alunos da rede pública no Rio
EducaçãoÚltimas notícias

Projeto Lá Vem Escola atenderá 13 mil alunos da rede pública no Rio


A Escola Municipal Barão de Itacurussá, localizada na Tijuca, zona norte da cidade, recebe na próxima segunda-feira (14), às 9h, a nova edição do projeto Lá vem Escola, que atenderá mais de 13 mil alunos de 30 escolas da rede pública de ensino.

O projeto, que é uma iniciativa da organização não governamental (ONG) Parceiros da Educação Rio, promove uma vivência artística para os estudantes dentro das escolas e procura ampliar o acervo das bibliotecas, doando livros infantis. Nesta edição, o objetivo é distribuir cerca de 2 mil livros.

Em nota, a coordenadora pedagógica e idealizadora do projeto, Lêda Fonseca, diz que a cultura inserida no ambiente escolar cria espaços de convivência respeitosa e afetiva, enriquecendo tanto o aprendizado quanto a formação social e emocional dos estudantes. 

“O contato com apresentações artísticas e literatura no cotidiano escolar amplia o repertório cultural e incentiva a valorização da diversidade artística”, destaca Lêda Fonseca.

 O escritor e roteirista César Cardoso, conhecido pelo trabalho em programas de televisão como Sai de Baixo, A Grande Família e Zorra Total, entre outros, estará na inauguração do projeto. Cardoso é autor de um dos livros doados e fará uma palestra sobre leitura.

Mediadores de leitura

Celebrando o título de Rio, Capital Mundial do Livro, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) nesta sexta-feira (11), a ONG Parceiros da Educação Rio anuncia nova parceria do projeto Lá Vem História com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que, juntos, vão promover a formação de mediadores de leitura para atuar em escolas públicas da cidade. 

A iniciativa tem como objetivo capacitar estudantes universitários para conduzir encontros literários com alunos e professores da rede municipal, do ensino infantil ao 5º ano do ensino fundamental.

 O programa oferecerá bolsas de R$ 1.000 para 24 alunos de diferentes cursos da UFRJ. Ao longo do ano letivo, os mediadores atuarão em 30 escolas públicas, realizando visitas duas vezes por semana para estimular o hábito da leitura e o interesse pela literatura entre as crianças.

O título de Capital Mundial do Livro, concedido pela Unesco à cidade do Rio de Janeiro, foi anunciado em evento no Real Gabinete Português de Leitura, no centro da cidade, com a presença do prefeito Eduardo Paes e da ministra da Cultura, Margareth Menezes. 

É a primeira vez que uma escola de língua portuguesa recebe o título, que visa incentivar a leitura e a busca pelo conhecimento.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

EsportesÚltimas notícias

Brasileirão: Rádio Nacional leva ao ar duelo entre Grêmio e Botafogo

A Rádio Nacional transmite, nesta quarta-feira (4), o confronto entre Grêmio e Botafogo pela...

PolíticaÚltimas notícias

Senado aprova MP que cria programa Gás do Povo; texto vai à sanção

O plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (3) a medida provisória...

EducaçãoÚltimas notícias

Brasileira Débora Garofalo é eleita professora mais influente do mundo

A Varkey Foundation, fundação internacional dedicada à valorização de professores, reconheceu a...

PolíticaÚltimas notícias

Chefes de Poderes assinarão pacto contra o feminicídio no Brasil

Com o país convivendo com números intoleráveis de violência contra as mulheres,...

O Diário Santareno