quinta-feira , 23 janeiro 2025
Lar Pará Justiça do Pará determina medida cautelar inédita para proteger filho que sofria homofobia do pai
ParáÚltimas notícias

Justiça do Pará determina medida cautelar inédita para proteger filho que sofria homofobia do pai




Segundo a ação do MP, o acusado teria ofendido o filho verbalmente e pelas redes sociais, além de ameaçar de morte. Em caso de descumprimento, pai pode ser preso. Bandeira do orgulho gay
Reprodução/Redes sociais
Em decisão inédita da Justiça do Pará determinou medidas cautelares a favor de um rapaz vítima de homofobia, que sofria perseguição e ameaças do próprio pai. Em caso de descumprimento, pai pode ser preso. A ação foi deferida na terça-feira (21).
A Juíza de Direito Titular da 2ª Vara Criminal de Castanhal, Cláudia Ferreira Lapenda Figueirôa, acatou o pedido formulado pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA).
Segundo a ação do MP, o genitor da vítima teria praticado crime de homofobia por meio de ofensas verbais, intimidações nas redes sociais e ameaças de morte diretas à vítima, como a intenção de atropelá-la e danificar seus bens. O último fato teria ocorrido em 15 de dezembro de 2024.
De acordo com o MP, a vítima então formalizou a denúncia, uma vez que os atos do próprio pai geram grave sofrimento psicológico e colocam em risco a sua integridade física e moral.
O MPPA ajuizou a ação com pedido de medidas cautelares, equiparando o crime de homofobia ao de racismo, na definição estabelecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Medidas cautelares
A decisão determina que o acusado deve ser proibido de frequentar locais públicos ou privados onde a vítima esteja, além de respeitar a distância mínima de 200 metros da residência, local de trabalho ou qualquer outro local habitual que a vítima frequente.
Na decisão, foi determinado ainda que genitor também fica impossibilitado de realizar qualquer contato e interação com o filho, seja via rede social, presencialmente ou por terceiros, bem como a proibição de publicações ou comentários em redes sociais que façam menção direta ou indireta à vítima.
Em caso de desobediência à ordem judicial, o acusado pode ser preso de forma preventiva.
Vídeos com todas as notícias do Pará



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

EducaçãoÚltimas notícias

Brasil tem pelo menos 9 mil estudantes trans matriculados nas escolas

No Brasil, pelo menos 9 mil estudantes trans estão matriculados em escolas...

EconomiaÚltimas notícias

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4

A Caixa Econômica Federal paga nesta quinta-feira (23) a parcela de janeiro...

ParáÚltimas notícias

Rainha das Rainhas 2025: Veja calendário de apresentações das candidatas

Este ano, concurso conta com 13 clubes e terá transmissão da TV...