segunda-feira , 23 dezembro 2024
Lar Pará Veja qual foi o nome escolhido pelo público para o novo tucano morador do Mangal, em Belém
ParáÚltimas notícias

Veja qual foi o nome escolhido pelo público para o novo tucano morador do Mangal, em Belém




Enquete nas redes sociais do Mangal escolheu o nome do animal que veio do arquipélago do Marajó. Tucano veio do Marajó e agora se adapta à nova casa
Agência Pará
Foi escolhido o nome do novo morador do Parque Zoobotânico Mangal das Garças, em Belém. O jovem tucano-toco (Ramphastos toco), que veio do arquipélago paraense do Marajó, agora se chama “Tucupi”.
Uma enquete realizada na última quarta-feira (13) no perfil do Mangal em uma rede social convidou o público a escolher o nome da ave. As sugestões foram feitas pelos próprios seguidores e as opções finais eram: Rafael, Fulano, Tuca e Tucupi.
Após 24 horas de votação, o nome escolhido foi “Tucupi”, com 35% dos votos. O nome significa o caldo amarelo extraído da mandioca, muito utilizado na culinária paraense, em pratos como o tacacá.
‘Eu vou tomar um tacacá’ e fazer um também: conheça as origens do prato cantado por Joelma e passo a passo da receita; VÍDEO
Segundo os profissionais do parque, o novo membro do Mangal ainda está em fase de quarentena e adaptação, mas em breve estará recebendo visitação. O Mangal funciona de terça a domingo das 8h às 18h.
Chegada do “Tucupi”
Tucano veio do Marajó e agora se adapta à nova casa.
Agência Pará
O tucano chegou ao Mangal das Garças por meio do Ideflor-bio, após entrega voluntária da família que o criava na Ilha do Marajó, ao órgão ambiental. A espécie, também conhecida por tucanuçu, é considerada o maior dos tucanos.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
A ave pertence à família ranfastídeos, que inclui tucanos e araçaris, os quais vivem em todo o Brasil central e em partes da Amazônia.
O Tucano-toco, segundo os profissionais do Mangal, geralmente chega aos 56 centímetros e pesa 540 gramas. Com expectativa de vida de até 20 anos, esses animais têm como principal característica o longo bico amarelo-alaranjado, que pode alcançar até 22 centímetros.
Tucano está em período de adaptação no Mangal das Garças e precisa de um nome
O médico veterinário Camilo Gonzáles explica que ave é considerada jovem e passa por um período de quarentena e realização de exames.
“É uma ave juvenil, provavelmente entre seis e oito meses. Ele é um animal que se alimenta de uma variedade de frutos e ajuda a manter a floresta viva, por meio da dispersão de sementes. A introdução dessa espécie de ave é sempre um desafio, por se tratar de um animal territorialista, então faremos uma inserção cautelosa, sempre observando a aceitação dos outros tucanos do parque”, contou Camilo.
O Mangal conserva outros quatro espécimes de tucanos e um araçari, com os quais o tucano-toco será colocado em convivência para fins de readaptação e integração ao parque. A ave também fará parte dos projetos de educação ambiental, nos quais o público poderá ver de perto e aprender mais sobre o modo de vida dos tucanos, além de saber curiosidades e garantir um registro com o animalzinho.
VÍDEOS com mais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

ParáÚltimas notícias

SipamHidro: aplicativo gratuito fornece dados e emite alertas para prevenir desastres naturais na Amazônia | Pará

Já está disponível, de forma gratuita, nas principais lojas de dispositivos móveis...

ParáÚltimas notícias

Bebês prematuros são transformados em pequenos papais noéis em ensaio no Pará

Ações são essenciais para transformar o ambiente hospitalar em um espaço mais...

ParáÚltimas notícias

Unidades Básicas de Saúde de Belém suspendem atendimentos na véspera de Natal e no Natal | Pará

A prefeitura de Belém determinou ponto facultativo no dia 24, véspera de...

EsportesÚltimas notícias

Tênis: João Fonseca conquista o título do Next Gen ATP Finals

O brasileiro João Fonseca conquistou, neste domingo (22) em Jedá (Arábia Saudita),...